O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB) solicitou ao Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER),o recapeamento asfáltico da RN-221, no trecho que liga o município de Macau à Ilha de Santana e da RN-118, no trecho que vai do município até a Praia de Camapum, na cidade.
“A RN-221, que liga o município de Macau à Ilha de Santana, bem como a RN-118, no trecho que vai até a Praia de Camapum, necessitam, em caráter de urgência, da execução de serviços de reparos. A falta de manutenção nos últimos anos e o consequente desgaste do asfalto com o aparecimento de buracos tem dificultado o tráfego e coloca a população em risco”, justificou.
Ainda de acordo com o parlamentar, o problema vem causando acidentes com condutores de veículos, que são obrigados a desviar das crateras, uma vez que, em alguns trechos das rodovias, a situação está muito caótica.
“A nossa solicitação é que sejam realizadas as obras de recapeamentos asfálticos nos trechos das rodovias ora mencionados. Por se tratar, sobretudo, de uma questão de segurança pública, solicito ao governo que atenda a este requerimento com a maior brevidade possível”, cobrou.
Depois de semanas de indefinição, o Senado caminha para instaurar uma comissão parlamentar de investigação (CPI) para apurar a conduta do governo federal na pandemia da Covid-19. O documento conta com as assinaturas de todos os senadores do Rio Grande do Norte: Jean Paul Prates (PT-RN), Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Zenaide Maia (Pros-RN). A instalação da CPI da Covid-19 foi fornecida pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, atendendo a um pedido dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO).
O mandado de segurança apresentado por Vieira e Kajuru apelou para o chamado “direito da minoria”, uma avaliação de que a minoria no Congresso Nacional pode requerer CPIs desde que reúna um terço das assinaturas de uma das casas e atenda aos requisitos de fato pré- determinado, prazo e custo previsto.
Como a proposta de CPI, elaborada por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), alcançou 32 assinaturas, mais do que as 27 necessárias, os senadores pediram e o ministro Barroso concordou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), é obrigado a instalar a comissão. Pacheco discorda, avaliando que a Presidência do Senado tem direito a um “juízo de conveniência”, podendo julgar se é conveniente ao Senado a realização de determinada CPI em um momento – o que, no caso da CPI da Covid, ele acha que não seja.
Confira alguns registros da celebração de ordenação sacerdotal do Pe. José Carlos de Lima Aguiar, filho dos Jandairenses José Aguiar Sobrinho (in memória) e de Francisca de Lima Aguiar.
A celebração ocorreu no final da tarde desta sexta-feira, 9, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. A primeira missa do Padre José Carlos Aguiar, será celebrada no dia 21 de abril, às 18h, na igreja Matriz de São José Operário – Jandaíra.
BIOGRAFIA DE JOSÉ CARLOS DE LIMA AGUIAR
José Carlos de Lima Aguiar, nasceu no dia 2 de maio de 1987, na Maternidade Noêmia Lucena, João Câmara/RN. Sendo o segundo filho de Francisca de Lima Aguiar e o décimo terceiro de José Aguiar Sobrinho. Foi educado por seus pais e pelos avós maternos sobre o auxílio de sua tia Maria dos Navegantes de Lima.
Na alfabetização infantil estudou na creche Ciranda do Saber. Concluiu o Ensino Fundamental I em 2000, na Escola Municipal Prefeito José Maria dos Santos.
Cursou o Ensino Fundamental II na mesma escola com o término em 2003, Jandaíra/RN. Cursou o Ensino Médio na Escola Estadual Francisco de Assis Bittencourt, término em 2006, João Câmara/RN.
Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 19 de julho de 1987, pelas mãos do Monsenhor Inácio de Loyola. Teve como catequista a senhora Cristiane e recebeu a Santíssima Eucaristia pela primeira vez no dia 23 de abril de 1999, pelas mãos do Pe. Edilson Nascimento.
No dia 25 de agosto de 2002 recebeu a Unção do Crisma por Monsenhor Francisco de Assis Pereira, grande postulador da causa dos Mártires Cunhaú e Uruaçu. Os Sacramentos da Iniciação Cristã foram conferidos na Paróquia de São José Operário – Jandaíra/RN.
Exerceu seus primeiros trabalhos pastorais como catequista, agente da Pascom, ministério de música, coordenador de grupos de jovens JUCE (PJMP) e o grupo de jovens Nova Aliança; na Legião de Maria foi o presidente do Presidium Rainha da Paz.
Foi neste movimento mariano que desabrochou a vocação sacerdotal. Sentindo-se Chamado ao ministério sacerdotal, fez acompanhamento vocacional na Associação de Fieis Filhos de Sant’Ana no ano de 2013, ingressando no dia 22 de fevereiro de 2014, residindo em Fortaleza/CE. No final de julho de 2014 retornou ao seio familiar.
No dia 5 de fevereiro de 2015 ingressou no Seminário de São Pedro para retomar assim o Curso de Licenciatura em Filosofia na Faculdade Dom Heitor de Araújo Sales-FAHS, com o término em 2016. De 2016 a 2019 cursou Teologia no Seminário de São Pedro.
Durante o seu processo formativo ele foi designado para fazer estágios nas paróquias: Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima – Parque das Dunas, Zona norte de Natal/RN, ano de 2016 a 2018, sendo acompanhado pelo Pe. João Maria do Nascimento e na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Canguaretama/RN, terra banhada pelo Sangue dos Mártires de Cunhaú, entre 2018 a 2020, acompanhado pelo Pe. José Neto. No dia 28 de agosto de 2017 foi admitido entre os candidatos às Ordens Sacras; dia 12 de agosto de 2019 foi instituído Leitor e no dia 21 de dezembro do mesmo ano foi instituído Acólito, tais celebrações foram conferidas na Cripta desta Igreja Catedral.
Após a conclusão do período formativo no Seminário de São Pedro, foi designado para realizar seu estágio pastoral em preparação para a Ordenação Diaconal, na Paróquia Imaculada Conceição, Nova Cruz/RN. No dia 27 de novembro de 2020, Festa de Nossa Senhora das Graças, foi ordenado diácono transitório para a Santa Igreja. Após a ordenação diaconal foi designado para fazer estágio na Paróquia de N. Sra Mãe dos Homens – João Câmara/RN.
Durante o seu estágio assistiu 5 casamentos e batizou 26 crianças. Hoje, 09 de abril de 2021, ano dedicado à São José, Patrono Universal da Igreja e também Festa da Divina Misericórdia será ordenado presbítero para o serviço do povo de Deus.
Dois homens ainda não identificados morreram após um confronto com equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar dentro de um motel em Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal, no início da manhã deste sábado (10). As informações foram confirmadas pela corporação.
Os militares foram ao local por volta das 6h30 após receberem uma denúncia e encontraram os homens armados dentro do motel na rua João XXIII. No entanto, segundo a PM, os suspeitos reagiram à abordagem e atiraram contra os policiais, que revidaram e os atingiram.
Os suspeitos foram levados ao Hospital Walfredo Gurgel, mas não resistiram e morreram. Além de duas armas, a polícia apreendeu drogas, celulares, balança de precisão e dinheiro fracionado no local.
Nesta última sexta-feira (9), o senhor Zedequias fez 70 anos, o Blog deseja muita saúde e paz ao amigo.
“E não poderíamos deixar de comemorar. 70 anos do melhor avô do mundo. E com o melhor presente que poderíamos receber, será bisavô. Obrigada Wallyson e Joyce Lorena pela linda surpresa. Te amamos muito Zedequias Gonzalez “, escreveu sua filha Werbene Gonzalez na página do seu Facebook.
O telefone do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal, não toca desde a manhã de sexta-feira (9), mas não é por falta de ligação. É que os cabos da rede de telefonia usada na unidade pública de referência no atendimento a crianças no Rio Grande do Norte foram furtados.
A unidade fica localizada no bairro Parque dos Coqueiros, na Zona Norte da capital.
A recepcionista Ana Maria de Oliveira lembra de outro problema causado pela falta do telefone. O furto prejudicou até mesmo a comunicação interna e, para ela ou qualquer outro funcionário falar com um determinado setor, é preciso caminhar até ele.
Mas a maior sequela do crime está na regulação. Sem a telefonia, médicos de outros hospitais e unidades de saúde têm uma dificuldade a mais para solicitar vagas e mandar pacientes para o Hospital Maria Alice Fernandes.
Já que o sistema de regulação pela internet atualmente só funciona para pacientes de Covid-19, um aparelho celular está sendo usado para resolver as urgências.
Segundo a diretora da unidade, Suyame Ricarte, não é a primeira vez que esse tipo de crime ocorre esse ano. Na última ocorrência, em março, o hospital ficou duas semanas sem telefone. Tempo que pode custar vidas.
“É a terceira vez só neste ano. Peço que quem faz isso pare. Pode custar vidas. Esse nosso contato por telefone é essencial para agilizar a regulação”, disse a diretora.
Na manhã deste sábado (10), a porta de vidro da agência Bradesco da cidade de João Câmara/RN amanheceu destruida. Não se sabe o que aconteceu, às câmeras mostrará. Um morador da cidade ao passar muito cedo fez o registro.
A CPI da Covid, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Carlos Barroso ordenou que o Senado instale, não deve se limitar apenas ao Governo Federal ao examinar possíveis desvios de recursos destinados ao combate da pandemia, na avaliação do senador Alvaro Dias (Podemos-PR).
“Quando se fala que estados e municípios não serão investigados, mostra-se não conhecer CPI. Os fatos são conexos. Os recursos saíram do governo federal: se foram desviados, haverá sim investigação envolvendo estados e municípios. Nosso partido protocolou requerimento para deixar isso claro, vamos sim procurar investigar o desvio de recursos por estados e municípios também”, afirma.
Ele acredita que não existe momento certo ou errado para se abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). “Todo momento é bom para combater a corrupção. Há fato determinado indicando a existência de corrupção, de omissão. Há vidas perdidas em razão dessa irresponsabilidade. A corrupção com recursos da saúde é um crime hediondo, mais do que roubo é um assassinato. Há pessoas morrendo já que os recursos foram desviados”.
Dias evita dizer quando e se a CPI será aberta. “Não me arrisco a apostar que ela vá começar, porque o governo vai agir para retirar assinaturas. Depois, quando começa, você não sabe quando termina”.