Vídeo: Parada enfrente ao SINTE/RN João Câmara homenageia professor José Teixeira

Na noite desta quarta-feira (17) grande número de pessoas, em carros e motos seguiram em cortejo pelas ruas da cidade de João Câmara/RN, dando um último à Deus ao Sindicalista professor José Teixeira, com uma parada enfrente a sede do SINTE/RN (João Câmara) mais um camarense vítima da Covid-19.

Veja no vídeo à baixo:

João Câmara/RN: Morre sindicalista professor Zé Teixeira vítima de COVID-19

Faleceu nas primeiras horas da tarde desta quarta-feira (17), o professor e sindicalista José Teixeira (Zé Teixeira).

É com grande sentimento de pesar que recebemos esta infausta notícia, pois José Teixeira era uma pessoa muito querida por toda a comunidade camarense, especialmente pelos professores a quem dedicou sua vida na defesa dos direitos da categoria, atualmente era presidente do SINTE/RN(Sindicato dos Professores) regional de João Câmara, foi candidato a prefeito de João Câmara nas eleições municipais de 2020.

Fazemos chegar à toda família enlutada nosso sincero pesar, orando para que Deus o acolha no Reino Eterno e que dê conforto à família enlutada e conformação à todos os que estão sofrendo com a sua partida.               

Por Jadson Nascimento

Jacó Jácome assume mandato de deputado estadual

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), deu posse a Jacó Jácome (PSD) para cumprir o seu segundo mandato como deputado estadual. A solenidade bastante restrita, foi realizada no gabinete da presidência da Casa nesta quarta-feira (17), e contou apenas com a presença dos familiares de Jacó, em respeito aos protocolos de biossegurança.

“Vamos com muita maturidade e experiência continuar com a mesma dedicação a lutar pelas pautas a favor da vida, da saúde e da qualificação profissional. São bandeiras que adotamos no primeiro mandato”, disse Jacó minutos após assumir o mandato.

O deputado fez questão de enfatizar ainda a sua preocupação com o atual momento vivenciado pela sociedade em meio a pandemia e anunciou que destinará todas as emendas que tiver direito para o enfrentamento ao coronavírus. Segundo Jacó, “o momento não é festivo em respeito as vidas perdidas para a COVID-19, é hora de trabalhar e honrar o povo do RN”.

Jacó foi o 21° mais votado para deputado estadual nas eleições de 2018, quando obteve 26.864 votos. Este será o seu segundo mandato, após ter feito parte da Legislatura 2015-2018. O parlamentar natalense nasceu em 29 de janeiro de 1992, é Bacharel em Direito, acadêmico de Medicina e ex-vereador da capital potiguar (2013-2014).

Jacó Jácome assume a vaga de Sandro Pimentel (PSOL) após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A mudança acontece depois que o TSE determinou a retotalização dos quoeficientes eleitorais e partidários sem computar os 19.158 votos obtidos por Sandro Pimentel, implicando na eleição de Jacó Jácome.

Estiveram presentes na solenidade a esposa de Jacó, Marianna Procópio Jácome, o ex-deputado federal e ex-deputado estadual Antônio Jácome, pai de Jacó, e o vereador de Natal, Eriko Jácome. O diretor-geral da Assembleia Legislativa, Fernando Rezende, e a diretora administrativa e financeira da Casa, Dulcinea Brandão.

Prefeitura de João Câmara divulga Wattsap para feirantes em situação de vulnerabilidade que ainda não recebeu visita do agente da SEMTHAS

Atenção feirantes em situação vulnerável com a suspensão da feira livre e não receberam visita da equipe da Secretaria de Assistência Social entre em contato com o Zap Semthas no número 991757498

Governo Compromisso com o desenvolvimento.

Vereador Professor Silvano Carlos apresenta Requerimento Solicitando um Estudo Técnico Financeiro e Assistencial sobre a possibilidade de um Auxílio Emergencial Municipal

O Vereador Professor Silvano Carlos, na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (16), apresentou o Requerimento de n° 079, solicitando do Poder Executivo Municipal um Estudo Técnico Financeiro e Assistencial dá possibilidade da implantação de um Auxílio Emergencial Municipal para a população camarense.

Na oportunidade, o parlamentar defendeu que: ” A pandemia da Covid-19, além dos graves problemas de saúde, impulsionou os impactos sociais e financeiros de forma trágica para a nação. Desde os mais vulneráveis até a classe mais favorecida deste país, e esse retrato reflete em nosso município.

Os relatos da nossa população, principalmente nas periferias e zona rural do nosso município, nos leva a procurar soluções e alternativas que amenizem o sofrimento do nosso povo. Essa é a nossa missão, enquanto representante e legislador.

É nesse sentido, portanto, que esse estudo técnico financeiro e assistencial, a exemplos de outros municípios, que caminhamos em direções de alternativas em prol da nossa população. “

O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos colegas vereadores, e segue para o Executivo Municipal dá as providências.

Prefeitura Municipal de Jardim de Angicos/RN vai queimar R$ 1,9 milhão em combustíveis

Auto Posto Araújo Ltda, que fica sediada em João Câmara/RN, foi o vencedor do processo licitatório da Prefeitura Municipal de Jardim de Angicos (RN), no valor de R$ 1.927.600,00, visando o abastecimento de combustíveis da super frota de veículos oficial da edilidade.

O Xerife

Deputado Albert Dickson apresenta projeto que proíbe fechamento de igrejas durante a pandemia

O deputado estadual Albert Dickson (Pros) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para que as atividades religiosas realizadas em templos sejam classificadas como “essenciais” e, portanto, não sejam paralisadas mesmo em meio a catástrofes naturais e crises sanitárias como a atual.

Na prática, a lei proíbe o fechamento de igrejas durante a pandemia da Covid-19, como foi determinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) no último decreto com medidas restritivas para conter o avanço da doença. Pelo que ficou estabelecido no decreto estadual, os templos só podem abrir para orações individuais, sendo proibida a realização de missas e cultos com presença de público.

Para justificar o projeto, o parlamentar afirma que “a fé exerce papel fundamental como fator de equilíbrio psicoemocional à população”. “Sua função tem papel indiscutivelmente relevante no atendimento e promoção da dignidade da pessoa humana, princípio de direito fundamental do ser humano. Além da questão da fé, as instituições religiosas prestam serviços sociais importantes que, em momentos de crise, se tornam essenciais”, destaca Albert Dickson.

O deputado ressalta no projeto que, a despeito da abertura, os templos devem seguir as recomendações das autoridades de saúde, mas vedado o fechamento total.

“Neste momento, os templos podem e devem estar abertos para um aconselhamento individual, oração, doação de alimentos, cultos, missas, encontros e outras atividades que contribuem com o fortalecimento da fé e equilíbrio emocional das pessoas, bem como a assistência social à população”, enfatizou.

No último dia 24 de fevereiro, a Câmara Municipal de Natal aprovou projeto semelhante. De autoria da vereadora Camila Araújo (PSD), a proposta proíbe o fechamento total dos templos durante crises como a atual. O projeto virou lei nesta quarta-feira 17, com a sanção do prefeito Álvaro Dias (PSDB), mas ainda precisa ser regulamentado através de decreto.

Vereador Fernando Guilherme vota e exalta avanço na possível compra de mais vacinas pelo município

O vereador Fernando Guilherme após encampar e estabelecer como meta principal de seu mandato, a busca por mais vacinas e acelerar a campanha de vacinação em João Câmara, na tarde desta terça-feira foi contundente defensor do PL 001/2021 que autoriza o município a participar de consórcio para aquisição de vacinas para combate à pandemia do Coronavírus; medicamentos, insumos e equipamentos na área de saúde. O Programa Nacional de Imunizações (PNI), instituído em 1973, explícita que a aquisição de vacinas é de competência legal e administrativa do governo federal. Porém, em 24 de fevereiro o STF, provocado por uma ADPF n770 da OAB, decidiu unanimemente que os municípios teem competência constitucional para aquisição e fornecimento de vacinas em casos de descumprimento do plano nacional de Imunização pelo governo federal e\ou insuficiência de doses para imunização da população brasileira.

Desde então o vereador Fernando Guilherme tem focado seu mandato nestas últimas semanas na questão da campanha de vacinação, tanto no tocante a continuidade ininterrupta quanto na aceleração da campanha. Confira a postagem do vereador em suas redes sociais nesta terça-feira:

“Em sessão extraordinária da câmara municipal de João Câmara desta terça-feira (1603), aprovamos o projeto de lei 001/2021 do executivo que autoriza o município a participar de consórcio intermunicipal para aquisição de vacinas. Um passo gigantesco para o que venho defendendo e trabalhando para acontecer: a aceleração da campanha de vacinação. Agora o município encontra-se legalmente habilitado para a compra de vacinas, não dependendo apenas do envio por arte do governo federal. Essas compras podem ser realizadas tanto com recursos próprios, como também de verba federal, inclusive emendas parlamentares. Defendi com ênfase esta etapa que o município alcançou, além de votar favoravelmente a matéria, defendo e assim continuarei a trabalhar pela salvação maior neste contexto, a vacina.”