João Camara/RN: Guarda Municipal e DEMUTRAN realizam operação na feira livre

A Guarda Municipal e o DEMUTRAN de João Câmara/RN, realizaram neste sábado (9) na feira livre da cidade uma operação visando melhorar a mobilidade de seus munícipes que vão fazer suas compras todos os sábados.

A operação visa coibir o tráfego de motocicletas entre as bancas e veículos que causavam engarrafamentos e diversos trantornos, assim evitando acidentes etc. Vale salientar que a secretaria Municipal de Saúde também se fez presente com uma equipe composta por Enfermeiros, Técnicos de enfermagem, ambulância além de toda uma equipe nos postos de apoio com a disponibilização de álcool em gel para a população.

Eleições legislativas elevam pressão por extensão do auxílio emergencial

A eleição para o comando do Congresso Nacional está aumentando a pressão em cima do Ministério da Economia para a prorrogação do Auxílio Emergencial. O benefício do Governo Federal para ajudar as famílias a equilibrar as contas durante a pandemia, foi encerrado em dezembro do ano passado, no entanto, há pagamento pendentes até o fim deste mês.

Em seu discurso de lançamento de campanha, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) afirmou que não descarta tentar pedir a prorrogação do auxílio emergencial. Na coletiva, ele declarou que a pandemia não acabou, por isso é necessário a manutenção da medida.

“Precisamos buscar uma solução. Ou aumentando o Bolsa Família, ou buscando novamente o Auxílio Emergencial para os mais vulneráveis”, disse Rossi.

O adversário do emedebisda na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também defendeu a extensão do benefício em 2021, mas afirmou que a medida só será aprovada se não atingir os limites do Teto de Gastos.

No Senado, há um projeto em discussão para manter o auxílio emergencial até março deste ano. A proposta do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) ainda não foi ao plenário, mas o parlamentar garante ter assinaturas necessárias para a aprovação da medida.

Embora os congressistas tenham se movimentado para conseguir a retomada dos pagamentos, o Ministério da Economia não tem demonstrado interesse de manter o auxílio. O ministro Paulo Guedes até cogitou a possibilidade de prorrogação, mas recuou afirmando que a inciativa poderá ultrapassar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

iG

ProUni oferta 162.022 bolsas na primeira seleção de 2021

As instituições particulares de ensino superior que aderiram ao Programa Universidade para Todos (ProUni) ofertam 162.022 bolsas de estudo na primeira seleção de 2021. Gestor do programa, o Ministério da Educação (MEC) informou que, deste total, 76.855 serão bolsas integrais e 85.167, parciais, com 50% de desconto sobre o valor do curso.

A relação das instituições e dos cursos disponíveis pode ser consultada na página do programa, na internet. Também é possível pesquisar as opções ofertadas por cidades e por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância).

As inscrições começam na terça-feira (12) e se encerram na sexta (15). De acordo com o MEC, os estados com o maior número de bolsas ofertadas são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.650) por pessoa. 

Decreto reativa vice-prefeitura de Natal para gestão de Aíla Cortez

Por decreto publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, fica reativado o gabinete da Vice-Prefeitura.

Desde que o prefeito Álvaro Dias deixou a vice para assumir a Prefeitura, o gabinete estava desativado.

Agora o gabinete será ocupado pela vice-prefeita Aíla Ramalho Cortez.

Thaísa Galvão

Municípios zerados de FPM na primeira cota de Janeiro de 2021

1- AFONSO BEZERRA
2- ANTÔNIO MARTINS
3- BENTO FERNANDES
4- CAICÓ
5- CARNAUBAIS
6- GALINHOS
7- GOV. DIX-SEPT ROSADO
8- GROSSOS
9- GUAMARÉ
10-IELMO MARINHO
11-IPANGUAÇU
12-JANDAIRA
13-JAPI
14-JOÃO CÂMARA
15-LAGOA D ANTAS
16-LAGOA DE PEDRAS
17-MARTINS
18-PARNAMIRIM
19-PEDRA GRANDE
20-PEDRO AVELINO
21-PEDRO VELHO
22-PENDÊNCIAS
23-RIO DO FOGO
24-SÃO MIGUEL GOSTOSO
25-TAIPU
26-TIBAU DO SUL
27- TOUROS

BB

Poço Branco/RN : Prefeito Edinho decreta calamidade administrativa e financeira

O prefeito Edinho Oliveira (PROS)  publicou um  decreto nesta quinta-feira  (7), em que instituiu estado de calamidade administrativa e financeira no Município de Poço Branco por 60 dias, podendo ser prorrogada por igual período caso persistam a situação de risco. A medida faz parte de  um pacote de ações que, segundo o prefeito, visam “economizar recursos e dar mais eficiência à máquina pública”. 

De acordo com Edinho oliveira, o decreto é motivado pela GRAVIDADE da situação financeira nos cofres da prefeitura deixada pelo ex-prefeito Valdemar de Góis.  

A decisão tomada também foi pelo difícil acesso as informações da gestão junto à administração anterior durante o período de transição, atraso no pagamento de salários dos servidores públicos municipais relativas ao ano de 2020, cofres públicos zerado, COSERN, CAERN, a saúde um caos, frota sucateada e uma infraestrutura precária,  simplesmente para dificultar a gestão do prefeito Edinho Oliveira.

ASSECOM/PMPB