O Radialista Samuel Araújo da Rádio Farol AM foi um dos primeiros nomes do município a manifestar o sentimento de mudança na administração do executivo municipal, quando há quase dois anos atrás Samuel lançou seu nome como alternativa de renovação junto ao partido, o MDB começou a dialogar com a população buscando entender o pensamento do povo, desde então Samuel vem construindo um projeto de mudança junto ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que vem tomando força e crescendo a cada dia no coração do povo, grandes famílias vem acenando e declarando apoio, o povo de Touros sonha com essa mudança e por isso vem abraçando os projetos de politicas públicas apresentadas pelo partido.
“Nós temos um objetivo, colocar Touros no rumo do desenvolvimento, construindo um projeto que venha gerar emprego e renda para o povo dando incentivos para atrair industrias para o município, estruturar a saúde, modernizar a maquina pública usando a tecnologia e fazendo com que todos os serviços básicos sejam garantidos sem interrupções, manter o salário em dia dos servidores respeitando cada categoria também é uma meta que deve ser mantida pelo gestor municipal”, disse Samuel Araújo.
O Governo do RN publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (8) um novo decreto que adiou o início da segunda fração da Fase 1 do cronograma de retomada gradual das atividades econômicas para o próximo dia 15 de julho. A data é a mesma em que começa a valer a Fase 2 do cronograma.
Os estabelecimentos abertos na primeira fração da Fase 1 podem continuar funcionando normalmente, de acordo com o governo.
Inicialmente, o estado havia marcado a segunda fração para esta quarta-feira (8), uma semana após a primeira fração. Mas a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou nesta terça-feira (7) que decidiu adiar a reabertura dos estabelecimentos por causa da ocupação das UTIs, que seguia com taxa acima dos 80%.
Apesar disso, cidades como Natal e Mossoró mantiveram seus decretos que autorizaram reaberturas de restaurantes e lojas com até 600 metros quadrados. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública nesta terça-feira (7), o Rio Grande do Norte soma 35.820 casos confirmados de Covid-19 e 1.291 óbitos pela doença.
Os estabelecimentos que poderão abrir dentro da 2ª fração da Fase 1, no próximo dia 15 de julho são:
LOJAS – (Lojas até 600 m 2 e com “Porta para Rua”)
Lojas de móveis, eletrodomésticos e colchões
Lojas de departamento e magazines (que não funcionem em Shoppings ou Centros Comerciais)
Agências de Turismo
Calçados
Lojas de brinquedos, artigos esportivos e de caça e pesca
Instrumentos musicais e acessórios, equipamentos de áudio e vídeo, de eletrônicos/informática e de equipamentos de telefonia e comunicação
Joalherias, relojoarias, bijuterias e artesanatos
Cosméticos e perfumaria No setor de alimentação está prevista a reabertura de restaurantes, lanchonetes e food parks de até 300 m2, desde que comportassem apenas 4 pessoas por mesa, mantendo a distância de 2 metros entre as mesas e de 1 metro entre pessoas, sem venda e consumo de bebida alcoólica no estabelecimento.
A primeira fração da Fase 2, que também passa a valer no dia 15, prevê reabertura das academias, sem uso de ar-condicionado.
“A gente segue a recomendação do comitê científico e definiu deixar por mais sete dias o processo de retomada estacionado, nesse processo de reabertura somente da primeira fase. O decreto publicado hoje prevê que a segunda fração da primeira fase, em nós atendendo os critérios estabelecidos, ela se inicia no dia 15 de julho junto com a primeira fração da segunda fase”, afirmou o secretário de Tributação do estado, Carlos Eduardo Xavier em entrevista coletiva no início da tarde.
Segundo o governo, o decreto também mantém as exigências e responsabilidades às empresas e estabelecimentos autorizados a funcionar na fração 1 da fase 1 (lojas com até 300 metros quadrados de área e com porta para a rua, serviços de comunicação, publicidade, design, salão de beleza e barbearias) que são o fornecimento de material de higienização a funcionários e clientes, respeitar o distanciamento social e exigir o uso de máscara a todos para acesso ao local.
Segundo o governo do estado, o percentual de isolamento social está em 40%, conforme atualização publicada no Boletim Epidemiológico desta terça-feira, 7 de julho. Este percentual está abaixo de 50%, taxa mínima considerada ideal pelas autoridades sanitárias.
Ainda de acordo com o Executivo, a taxa de transmissibilidade ficou em 0,91 nos últimos 15 dias e de 0,94 na última semana, segundo a avaliação do laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A Câmara Municipal de João Câmara realizou na tarde dessa última terça-feira (7) Sessão Extraordinária, onde foi aprovado por unanimidade o projeto de Lei enviado pelo prefeito Manoel Bernardo, garantindo o pagamento de insalubridade ainda no mês de junho aos servidores que estão trabalhando na linha de frente do combate ao Covid-19. Aproveitando o momento a vereadora Cleonice apresentou emendas reconhecendo o trabalho dos profissionais de saúde.
A Emenda da vereadora Cleonice Bezerra (DEMOCRATA) foi aprovada por todos os vereadores (a) que dar direito pagamento adicional de insalubridade no percentual de 20% e 40% para os servidores da saúde que trabalham nas unidades hospitalares da rede municipal de saúde, SAMU, e Vigilância Sanitária/Epidemiológica que estejam vinculadas ao atendimento de pacientes infectados pelo Covid-19. Veja a baixo Emenda da vereadora:
Também ficam incluídos os profissionais com atendimento direto ou indiretos aos pacientes: CAF/Farmácia (20%), Laboratório (20/40%), Agente de Endemias (20%), Dentistas (20/40%) e Motoristas (20%).
A emenda entrou em vigor na data da sua aprovação (7 de julho/20). “Fico feliz pelo voto de cada um vereador (a), que tem reconhecido o trabalho desses profissionais de saúde e terem aprovado nossa emenda”, disse Cleonice.