Diante do avanço da Covid-19 no Rio Grande do Norte, o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) solicitou ao Governo do Estado que seja firmada uma parceria com os municípios de Guamaré, João Câmara, Macau, Nova Cruz e Canguaretama. O objetivo é a implantação de leitos de sala vermelha e de UTI para tratamento de pacientes acometidos pela doença.
O requerimento apresentado por Ezequiel foi endereçado a governadora Fátima Bezerra (PT) e ao secretário estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia. Na justificativa, o parlamentar explica que os hospitais e unidades básicas de saúde de Natal e Mossoró já estão sobrecarregadas e perto de um colapso. “O número de casos têm aumentado, assim como a ocupação de leitos quase que integral”, relata.
“O Estado passa por um cenário crítico e já há fila de espera por um leito em hospitais. Desse modo, sabendo da importância e necessidade de prestar um atendimento de qualidade e digno à população, faz-se de suma importância que sejam implantados leitos de sala vermelha e UTIs em municípios do interior, objetivando desafogar a capital do Estado e o município de Mossoró, que também já se encontra sem capacidade para suportar a demanda. Assim sendo, requeiro que seja firmada parceria entre o Governo do Estado e os municípios de Guamaré, João Câmara, Macau, Nova Cruz e Canguaretama, com a finalidade de receberem leitos para tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19”, disse Ezequiel.
O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, testou positivo para coronavírus. A informação foi confirmada pelo prefeito da capital, Álvaro Dias, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda (15).
De acordo com o prefeito, George Antunes está bem, em casa, em isolamento. O secretário tem 62 anos.
“Sou um menino. Estou ótimo, de mente e disposição”, disse o secretário por mensagem de texto. Ele não vai se afastar das atividades à frente da secretaria e vai continuar trabalhando de casa.
A capital potiguar tem mais de 6 mil casos confirmados de coronavírus. Em todo o Rio Grande do Norte são 14.214 casos e 553 mortes por Covid-19.
A Prefeitura de Poço Branco/RN, através da Secretaria de Saúde, entregou nesta segunda-feira (15), 33 novos tablets aos agentes de saúde do município. O objetivo é conectar toda a atenção básica em um único sistema.
Com isso, será possível mais facilmente ter acesso as informações, em tempo real, e ter um monitoramento de dados de saúde de toda população poçobranquense; além de eliminar o uso de papel na coleta de dados.
Dados atualizados pela Secretaria de Saúde do município, na noite desse segunda-feira (15), até às 20 horas, registra 98 casosconfirmadosdo Coronavirus,veja os números:
Paulo Sérgio Raquel da silva de 41 anos, superou a Covid-19 e teve alta nesta segunda-feira (15), onde estava em isolamento social por orientação médica. Ele esteve afastado da empresa onde o mesmo trabalha na capital do estado. O gesto, que simboliza a vitória contra o coronavírus, foi acompanhado pelos familiares na cidade de Bento Fernandes/RN, como mostra no vídeo e fotos públicado na redes sociais.
“Graças e Louvores a Deus. A grandiosa misericórdia de Deus sobre a nossa Família. O Milagre da Vida. Deus nos abençoa com mais uma dádiva. Hoje e sempre Gratidão a Deus. Bem-vindo meu irmão Paulo Sérgio. Com a permissão de Deus venceu a Covid-19″, escreveu seu irmão professor Eimar Raquel.
A Prefeitura de João Câmara/RN publicou nesta segunda-feira(15) novo Decreto que dispõe sobre as adoções de novas medidas emergenciais voltadas ao combate da Covid-19 e estabelece metas para a reabertura gradativa da economia no âmbito municipal.
O Decreto institui uma Política de Isolamento Social rígida de combate à COVID -19, altera o rol de serviços essenciais que estão autorizados a funcionar durante a pandemia; e dispõe sobre o Plano de Reabertura Gradual da Economia local.
De acordo com o Decreto ficam prorrogadas, até o dia 23 de junho de 2020, todas as medidas de saúde voltadas ao enfrentamento do novo Coronavírus (COVID-19), já estabelecidas pelo Decreto nº 14, de 03 de junho de 2020, o qual permanece válido por seu próprio conteúdo nas partes que não conflitarem com o regramento ora estabelecido por este Decreto nº 15, de 15 de junho de 2020.
Governo do Rio Grande do Norte convocou 813 profissionais da saúde de forma temporária para atuar no combate à pandemia de Covid-19 no estado. A lista com os selecionados aprovados no recrutamento foi divulgada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira (15).
Os profissionais que se inscreveram no processo seletivo do dia 2 de abril irão atuar nas oito regionais de saúde do RN. Foram chamados:
Médicos plantonistas (38);
Enfermeiros (79);
Fisioterapeutas (61);
Farmacêuticos- bioquímicos (26);
Técnicos em enfermagem (228);
Técnicos em radiologia (13);
Técnicos em laboratório (57);
Auxiliares de cozinha (48);
Copeiros (100);
Cozinheiros (6);
Higienistas hospitalares (68);
Maqueiros (56).
Segundo o governo estadual, os convocados deverão se apresentar no período de cinco dias úteis contados a partir desta segunda. O candidato será atendido exclusivamente por meio virtual e deverá enviar a documentação necessária dentro do prazo.
Os profissionais precisam entrar no link http://portalsei.rn.gov.br/e criar “usuário externo” e “senha” na aba de acesso ao SEI.
O início da flexibilização das atividades econômicas na Paraíba começa a funcionar a partir desta segunda-feira (15). A flexibilização acontece após a publicação do decreto 40.304 do Governo do Estado, que detalha as quatro fases que compõem o plano voltado para atividades comerciais nos 223 municípios paraibanos.
As fases terão bandeiras de cores diferentes de classificação e avaliação que determinam se as cidades podem adotar os parâmetros de fiscalização. Algumas atividades poderão voltar a funcionar em todos os municípios paraibanos, a critério de cada gestor municipal, com uso obrigatório de máscaras e seguindo determinações específicas.
Confira:
Os terminais rodoviários pertencentes ao Estado e o transporte intermunicipal, que deverão obedecer às normas editadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB);
A construção civil, incluindo as obras públicas e privadas, também poderá voltar a funcionar, observando os protocolos específicos do setor e todas as normas de distanciamento social;
Salões de beleza, barbearias e outros só poderão atender via agendamento;
Restaurantes funcionam em sistema de delivery, drive thru e take away (buscar no local);
Hotéis e pousadas deverão funcionar para atender profissionais de saúde ou em rodovias;
Celebrações religiosas devem evitar aglomerações ou realizar cerimônias através de transmissões ao vivo;
As aulas presenciais nas escolas, universidades e faculdades da rede pública e privada permanecerão suspensas, bem como o expediente presencial nas repartições públicas estaduais, com exceção dos serviços desenvolvidos pelas Secretarias de Saúde; Segurança e Defesa Social; Administração Penitenciária; Comunicação; Desenvolvimento Humano; Cagepa; Detran; Sudema; Agevisa e Fundac, que ficam sujeitos à jornada de trabalho estabelecida pela chefia imediata, não sendo permitido o trabalho presencial dos servidores que tenham histórico de doenças respiratórias ou doenças crônicas, ou cujos familiares, que habitam a mesma residência, tenham doenças crônicas, devidamente comprovadas através de atestados médicos; gestantes e lactantes; ou funcionários que manifestarem sintomas respiratórios, como febre, tosse, coriza ou dificuldade de respirar;
Os equipamentos públicos de cultura e esporte, pertencentes ao Estado, também continuarão fechados;
Shopping Centers não devem abrir portas, atendendo via delivery ou drive thru.
Nos municípios sinalizados com bandeira laranja e vermelha, poderão funcionar – além dos já sinalizados com adequação – apenas atividades essenciais, como: agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; e administração pública (observada a adoção regimes home office).
Nas regiões com bandeira amarela, funcionam os já autorizados na bandeira vermelha e laranja, além de hotéis, pousadas e afins; comércio, shoppings centers, comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico (natação e tênis, por exemplo).
Todos os segmentos da economia e da sociedade podem retomar suas atividades nos municípios que se encontram na bandeira verde, observando a adoção de protocolos operacionais para funcionamento das diversas atividades, que terão como foco a proteção do indivíduo, que deve passar a viver o ‘novo normal’, fazendo escolhas e evitando o contato entre pessoas; ambientes fechados e confinados e aglomerações, mesmo ao ar livre.
O premiê japonês Abe Shinzo alertou a população para uma segunda onda de surto do coronavírus no país. Ele pediu para que as pessoas não contem com um enfraquecimento do vírus com a chegada dos meses quentes do verão.
Abe fez a declaração durante um programa transmitido ao vivo pela televisão. Ele disse que as pessoas não devem ser complacentes neste verão, já que o vírus está se espalhando mesmo em países do Oriente Médio, que sofrem com temperaturas extremamente altas.
O primeiro-ministro reforçou a necessidade de se preparar para a segunda onda do surto, aumentando o sistema de saúde e aumentando o número de testes.
Abe disse ainda que restrições a viagens internacionais serão gradualmente suspensas, ao mesmo tempo em que medidas de contenção ao vírus serão implementadas.
Segundo o premiê, o governo irá analisar minuciosamente a possibilidade de afrouxamento das restrições, levando em consideração a situação do vírus em cada país separadamente.