A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte decidiu paralisar nesta terça-feira (9) os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que foi instalada para investigar o contrato do Governo do Estado com a administração da Arena das Dunas. A suspensão vale por tempo indeterminado, até que a Casa retome as sessões presenciais.
A interrupção dos trabalhos da CPI foi aprovada por 12 votos a 8. Por maioria, os parlamentares acataram um requerimento apresentado durante a sessão pelo deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), que argumentou que as reuniões da comissão por videoconferência prejudicam os debates.
Segundo Getúlio Rêgo, as sessões virtuais – adotadas há mais de dois meses por causa da pandemia do novo coronavírus – atrapalham a tomada de depoimentos das pessoas convocadas e afetam o trabalho da imprensa, que só pode acompanhar os trabalhos da CPI através da internet.
A suspensão dos trabalhos acontece um dia depois de a CPI fazer a sua segunda reunião. Nesta segunda-feira (8), em reunião virtual, os integrantes da CPI decidiram convocar o controlador-geral do Estado, Pedro Lopes Neto, para prestar depoimento. Os deputados pretendiam solicitar informações sobre a auditoria da Control que encontrou irregularidades no contrato do Governo do Estado com a Arena das Dunas.
A CPI foi instalada no dia 29 de maio. Na ocasião, os membros elegeram o deputado Coronel Azevedo (PSC) como presidente e o deputado Sandro Pimentel (PSOL) como relator. Além deles, a comissão especial tem como integrantes os deputados Isolda Dantas (PT), Allyson Bezerra (Solidariedade) e Tomba Farias (PSDB).
A FAVOR de suspender a CPI
Albert Dickson (Pros)
Bernardo Amorim (Avante)
Galeno Torquato (PSD)
George Soares (PL)
Getúlio Rêgo (DEM)
Gustavo Carvalho (PSDB)
José Dias (PSDB)
Kléber Rodrigues (PL)
Nelter Queiroz (MDB)
Raimundo Fernandes (PSDB)
Tomba Farias (PSDB)
Vivaldo Costa (PSD)
CONTRA a suspensão da CPI
Allyson Bezerra (Solidariedade)
Coronel Azevedo (PSC)
Ubaldo Fernandes (PL)
Isolda Dantas (PT)
Francisco do PT
Eudiane Macedo (Republicanos)
Kelps Lima (Solidariedade)
Sandro Pimentel (PSOL)
ABSTENÇÃO
Ezequiel Ferreira (PSDB) – Presidente
AUSENTES
Cristiane Dantas (Solidariedade)
Hermano Morais (PSB)
Souza Neto (PSB)