Quem é o culpado do caos? Examine-se.

Quantas vezes eu e você já culpamos alguém por algo que nós fizemos de errado e não tivemos coragem de assumir? Por que é sempre tão difícil assumirmos a culpa e tão fácil culpa alguém ?

Isso acontece porque é mais fácil jogar um fardo de responsabilidade que nós deveríamos, e tomar esse fardo requer muito esforço. Todavia, o que não deveria acontecer virou habito.

Culpamos os professores que não explicam com clareza e nossos filhos às vezes são os prejudicados. Também, sempre culpamos quem bate no nosso carro. Culpamos os zagueiros ou o goleiro do nosso time do coração quando o nosso time perde. Culpamos o tempo quando não há mais tempo.

Culpamos também a falta de tempo ou tempo demais. Culpamos se faz calor ou se chove demais e temos que desmarcar aquele compromisso; por fim, culpamos os políticos pelo caos. Mas, afinal, de quem é a culpa? Examine-se!

Quem não administra o tempo somos nós. Quem não se programa para dias de chuva ou de sol somos nós. Quem escolheu o time que às vezes ganha e às vezes perde fomos nós; e por fim; quem escolheu os políticos que estão aí? Fomos nós.

Chega de culpar os filhos, ou o cônjuge quando algo dá errado. Chega de culpar o patrão ou a chuva. Examine-se. Afinal, se continuarmos culpando tudo e todos, dentro de pouco tempo faremos como Adão, culparemos a Deus por algo que deu errado. Disse Adão: “Foi a mulher que me deste”. Ou seja, se Deus não tivesse dado mulher a Adão, tudo estaria perfeito.

Examine-se. O que você pode fazer hoje para mudar a situação? Mude o tratamento com você mesmo. Não cobre muito dos outros, mas de você. Não se elogie tanto, mas elogie os outros. Se algo der errado, não culpe ninguém; examine-se. Não quer dizer com isso que você deve ter alto confiança, mas que deve buscar a confiança do alto. Examine-se, pois um dia teremos que prestar contas de nós mesmos, e não dos outros.

Texto: Gleyber Miranda

Deixe um comentário