O IFRN de João de João Câmara inaugurou o primeiro Centro de Tecnologia em Energia Eólica da Rede Federal do Brasil. A inauguração, realizada nesta sexta-feira, 28, foi comandada pelo diretor-geral do campus, o professor Matheus Avelino. Ele ressaltou a responsabilidade da instituição com a “produção de ciência e a qualificação de mão de obra para um setor que, nos próximos anos, será um dos principais motores do desenvolvimento social e econômico do RN”.
O senador Jean Paul Prates (PT), presente ao evento, lembrou que nosso estado “tem a maior capacidade instalada e é campeão em energia eólica do Brasil, com muito destaque para a região do Mato Grande”.
“O IFRN já forma pessoas na área, mas agora irá desenvolver mais inteligência, pesquisa e ciência, para levar nossa mão de obra para o país e o mundo. Estamos apenas no início de uma curva ascendente. Esse Centro Tecnológico é um passaporte para o futuro, porque a indústria eólica não está no final do seu ciclo, mas sim no começo”, destacou.
O Campus João Câmara, além do novo Centro Tecnológico, já oferece o curso superior de Energias Renováveis, que obteve o Conceito 5, nota máxima dada pelo Ministério da Educação (MEC).
Participaram da inauguração do CT do IFRN de João Câmara o prefeito Manoel Bernardo (DEM), a senadora Zenaide Maia; o deputado federal Benes Leocádio; o vice-reitor do IFRN, Professor Marcos Antônio Oliveira; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), Professor Gilton Sampaio de Sousa; o coordenador-geral do Programa “ENERGIF” do MEC, Professor Marco Antônio Juliatto; e o diretor do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Darlan Cunha.