Presidente da IEADERN anuncia mudança de pastores nas cidades de João Câmara e Macau

O pastor Martim Alves, presidente da IEADERN anunciou nesta sexta-feira (25) no encerramento da 7° AGO, Assembleia Geral Ordinária, no templo central da IEADERN em Natal-RN, a mudança de pastores. O pastor Reginaldo Luna, que está no campo interinamente (João Câmara) assumirá o campo de Macau, onde o atual pastor de Macau Francisco Oliveira assumirá o campo Eclesiástico de João Câmara, na região do Mato Grande.

Pastor Martim Alves da Silva apresenta nova composição da mesa diretora do CEMADERN

O Pastor Martim Alves da Silva, presidente da Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte apresentou nesta quinta-feira, dia (24), a composição da nova mesa diretora do CEMADERN.

Diretoria do CEMADERN:

Pastor Martim Alves da Silva, presidente.

Pastor Elinaldo Renovato de Lima, 1° vice-presidente.

Pastor Francisco Cícero de Miranda, 2° vice-presidente.

Pastor Reginaldo Aleixo de Luna, 1° secretário.

Pastor Gerson Rosa, 2° secretário.

Pastor Josafá Lourenço de Aquino, 1° tesoureiro.

Pastor Manoel Xavier dos Santos, 2° tesoureiro.

Cleiton Albino

Lajes, Jardim de Angicos e Pedra Preta na lista dos municípios que serão contemplados com cisternas

A secretária do Trabalho, da Habitação e Assistência Social, Iris de Oliveira, participou de reunião com representantes da ASA Brasil (Articulação Semiárido Brasileiro) para tratar da execução do edital Nº1/2018, que selecionou entidades privadas sem fins lucrativos para a implementação da Tecnologia Social de Acesso à Água – Cisternas, em 47 municípios potiguares.

O chamamento público foi realizado em novembro de 2018 e o resultado foi publicado em janeiro de 2019. Cinco entidades foram habilitadas para construção das cisternas: Diaconia, Núcleo Sertão Verde, ATOS, CEEAD, SEAPAC. Os recursos, da ordem de cerca de R$ 13 milhões, são referentes a execução do convênio 046/2012 (Siconv 775967), firmado entre o Governo Federal e o Governo do Estado, por intermédio da Sethas-RN.

“Estamos trabalhando para que em breve os contratos com as entidades sejam assinados e que a construção das 1796 cisternas comece o mais rápido possível. Essas cisternas irão beneficiar famílias de baixa renda que vivem em regiões rurais atingidas pela seca ou falta regular de água”, explicou a secretária.

Programa Cisternas

Consiste na construção de tecnologias de acesso à agua: cisternas, divididas em dois tipos: Primeira Água (Água para Consumo) – implementação de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva para o consumo humano; Segunda Água (Água para Produção) – implementação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva para o consumo e produção agropecuária.

O Programa tem como público alvo as famílias rurais de baixa renda localizadas no Semiárido brasileiro, região historicamente caracterizada por longos períodos de estiagem e pelas enormes dificuldades para acessar água em quantidade e qualidade suficiente.

No Rio Grande do Norte, já foram construídas 3.253 cisternas de 1º água, em 24 municípios e 896 de 2º água em 28 municípios.

Municípios que serão beneficiados

Alexandria, Marcelino Vieira, São Miguel, Tenente Ananias, Serrinha dos Pintos, Almino Afonso, Antônio Martins, Francisco Dantas, João Dias, Luís Gomes, Patu, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, Frutuoso Gomes, Martins, Lucrécia, Venha Ver, São Francisco do Oeste, Guamaré, Angicos, Fernando Pedrosa, Caiçara do Rio dos Ventos, Lajes, Macau, Pedro Avelino, Galinhos, Pedra Preta, Afonso Bezerra, Jardim de Angicos, Alto do Rodrigues, Pendências, Ipanguaçu, Equador, Jardim do Seridó, Santana do Matos, São Fernando, Santa Cruz, São Jose do Campestre, Serra Caiada (Pres. Juscelino), Serra de São Bento, Tangará, São Bento do Trairí, Riachuelo, São Paulo do Potengi, São tome, Rui Barbosa.

MEC prorroga até domingo prazo de inscrição do Sisu 2019

O prazo final para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019 foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC), segundo comunicado divulgado na tarde desta quinta-feira (24). Em vez de encerrar no dia 25 de janeiro, conforme previam as regras, o sistema receberá inscrições até as 23h59 de domingo (27).

A divulgação do resultado segue mantida para a segunda-feira (28).

Segundo o MEC, a decisão foi tomada “para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes”. Ainda de acordo com a nota, o sistema do Sisu, que ficou instável nos dois primeiros dias de inscrição, “stá funcionando de forma estável nesta quinta-feira”. A pasta diz que “continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável” e que “a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos”.

Entre outras medidas anunciadas nesta quinta-feira está o retorno da regra de informe de notas de corte parciais para o esquema de 2018. A divulgação, portanto, volta a ser feita uma vez ao dia, à 0h, e não mais em vários horários.

João Câmara: Ex-prefeito José Ribamar Leite é exonerado do Cargo Regional da EMATER

Saiu do Diário Oficial do RN edição desta sexta-feira (25), a exoneração do Ex-prefeito José Ribamar Leite do Cargo em comissão de Diretor Técnico, do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER).

Mais uma baixa na família leite que a cada dia se afunda politicamente na cidade de João Câmara.

Jadson Nascimento