A rede estadual de ensino terá 60 escolas em tempo integral no ano letivo de 2019. Na última sexta-feira, foram conhecidas às 11 novas unidades estaduais que passarão ofertar Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). As escolas estão distribuídas em nove cidades do Rio Grande do Norte e deverão abrir matrículas nos próximos dias.
Com as novas instituições, a SEEC projeta que, em 2019, mais de 15 mil alunos de ensino médio serão atendidos em tempo integral. “A ampliação da nossa rede de escolas de ensino médio em tempo integral se reveste de uma importância singular, no âmbito da política de fortalecimento da Educação Estadual. É um passo importante para a revitalização, em todos os sentidos, dessas 11 novas escolas”, destacou a secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa. Atualmente a rede conta 49 escolas em tempo integral, sendo 29 de ensino médio e 20 de ensino fundamental.
As novas escolas foram escolhidas por dois métodos: indicação da Secretaria de Educação do RN e sorteio do Ministério da Educação. Partindo da demanda de alunos, localização e critérios socioeducacionais, a Educação do RN indicou ao MEC cinco escolas que deveriam ofertar EMTI em 2019: as escolas estaduais Apolinário Barbosa (Parnamirim), Manoel de Melo Montenegro (Foto; Ipanguaçu), Joaquim Inácio (Martins), Ferreira Itajuba e Reginaldo Teófilo (ambas em Natal). Essas foram acolhidas pelo MEC.
Outras 11 instituições foram apresentadas ao MEC, para que a pasta realizasse a escolha de seis por meio de sorteio. Foram sorteadas as escolas estaduais Augusto Xavier de Góis (Ceará-Mirim), Iracema Brandão (Acari), Maria Zenilda Gama (Apodi), Isabel Barbosa (Touros), Walfredo Gurgel e Jerônimo Gueiros (ambas em Natal). As unidades indicadas para o sorteio também atendem critérios socioeducacionais.