O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou um novo balanço que mostra que, até as 14h deste domingo (7), haviam sido substituídas 964 urnas nas zonas eleitorais do país.
O total de urnas trocadas corresponde a 0,19% do total de 454.493 dispositivos instalados para viabilizar a votação em todo o país. Até as 14h, não houve uso do sistema de votação manual.
Os dados divulgados pelo TSE foram obtidos juntos aos tribunais regionais eleitorais. O primeiro balanço, divulgado na manhã deste domingo, registrou a troca de 310 urnas.
Segundo o balanço parcial do tribunal eleitoral, a maior parte das substituições de urnas ocorreram em três unidades da federação.
O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, votou na manhã deste domingo (7) no Brazilian International School, colégio localizado no bairro Moema, na zona sul de São Paulo.
Em entrevista coletiva após votar, Haddad ironizou o fato de o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, ter evitado debates televisivos com os adversários na reta final deste primeiro turno. O capitão reformado alegou que não poderia ir aos debates por ordem médica porque ainda se recupera do atentado à faca que o obrigou a ficar internado três semanas em um hospital.
Questionado por repórteres sobre o crescimento do capitão do Exército nas últimas pesquisas, o petista afirmou que, em um eventual segundo turno, não tem como Bolsonaro “se esconder em rede social”.
O candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), votou neste domingo pela manhã em Fortaleza. Na chegada à zona eleitoral, Ciro foi recebido por sua neta Maria Clara e disse estar confiante de ir ao segundo turno das eleições. Em pesquisa divulgada neste sábado pelo Instituto Datafolha, o candidato aparece em terceiro lugar com 15% das intenções de votos válidos, atrás de Bolsonaro (40%) e Haddad (25%).
“Vou no segundo turno fazer uma campanha diferente de todas as que o Brasil já assistiu, porque se eu chego ao segundo turno é porque o povo brasileiro decidiu derrotar os poderosos do baronsto financeiro, banqueiros, dos partidos políticos tradicionais, da roubalheira, da concentração de mídia e portanto é uma revolução que o povo brasileiro está pedindo”, afirmou.
Nesse sábado à noite, Ciro encerrou a campanha em uma caminhada na cidade Sobral, reduto eleitoral de sua família e atualmente administrada atualmente por seu irmão, Ivo Gomes. O ato parou as principais ruas da cidade, em clima de carnaval fora de época, com apoiadores vestidos de amarelo, adesivos e bandeirões.
Ao discursar, Ciro Gomes voltou a dizer que é o único que pode “vencer o ódio e unir a família brasileira”. “Eu sou o único que vence o Bolsonaro e o Haddad com larga folga e eu não quero fazer isso contra ninguém. Eu quero fazer isso para unir o povo brasileiro e dar esperança para o povo brasileiro”, disse.
O presidente Michel Temer embarcou na manhã deste domingo (7), para Brasília, onde passará o dia acompanhando as eleições, segundo acaba de informar a assessoria de imprensa. Assim que o resultado do primeiro turno for divulgado, Temer fará um pronunciamento.
O presidente votou pouco depois da abertura da zona eleitoral. Chegou às 8h21 no Colégio Santa Cruz, na zona Oeste de São Paulo Às 8h25, conversou rapidamente com a imprensa e defendeu a paz e harmonia entre os brasileiros.
O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) votou às 9h de hoje (7) no Rio de Janeiro. Ele chegou à seção eleitoral na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, acompanhado do filho Flávio Bolsonaro, que é candidato ao Senado. Agentes da Polícia Federal e militares do Exército fizeram a segurança do candidato.
“Dia 28, vamos à praia”, disse ele ao chegar à escola. Após digitar os números na urna, Bolsonaro posou para fotos e fez o sinal de positivo.
Bolsonaro saiu da escola sem falar com a imprensa e foi para casa na Barra da Tijuca.
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.085 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na noite deste sábado (6) em Itapiranga (SC). O prêmio acumulou.
Com fila de três quilômetros e sob um calor de 32º graus, cerca de 15 mil brasileiros residentes no Japão foram às urnas neste domingo, 07.
Em entrevista à Rádio Nacional, o Cônsul-Geral em Tóquio, embaixador João de Mendonça Lima Neto, disse que o processo de votação ocorreu com muita tranquilidade. Segundo ele, no Japão há quase 27 mil brasileiros aptos a votar e o país manteve a média de 55% do eleitorado em relação a eleições anteriores.
“A votação em Tóquio foi absolutamente exemplar. Hoje foi um dia muito quente, nós tínhamos uma fila enorme, de uns três quilômetros e tudo correu em absoluta tranquilidade e espírito cívico. Realmente foi um dia muito especial”, ressaltou o embaixador.
A candidata ao Senado Zenaide 13 (PHS) irá votar às 9h, do domingo (07), na Escola Estadual Padre José Maria Biezinger, no bairro de Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante.
Candidato ao Governo Carlos Eduardo
O candidato a governador pela coligação 100%RN, Carlos Eduardo(PDT) votará no domingo (07), às 15 horas no Colégio Atheneu.
Candidata ao Governo Fátima Bezerra
A senadora Fátima Bezerra, candidata ao Governo do RN pela coligação ‘Do Lado Certo’, votará às 11h, na Faculdade Estácio de Sá da Avenida Engenheiro Roberto Freire.
Em virtude da reforma que está acontecendo na Escola Estadual Capitão José da Penha, os eleitores irão votar neste domingo(07) na escola ECO REDE DE ENSINO, situada na rua João Pessoa, ao lado da Assembleia de Deus.
No entanto o acesso aos eleitores serão nos fundos da escola, na Rua 7 de setembro, nas proximidades do Antigo Bar de Eva.