O Plano Operacional de Segurança para as Eleições 2018 foi apresentado nesta terça-feira (25) pelos representantes da Secretaria de Segurança e Defesa Social ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desembargador Glauber Rêgo, ao Corregedor, desembargador Cornélio Alves e aos juízes das zonas eleitorais de Natal. Quase 5 mil policiais militares, civis, bombeiros, polícia de trânsito, força nacional e guardas municipais de Natal, Mossoró e Macau irão participar do esquema de segurança que começará no sábado (6), às 15h. Cada local de votação terá entre dois e seis policiais no dia da eleição.
De acordo com planejamento, os 1.551 locais de votação nos municípios do interior do Rio Grande do Norte irão contar com um efetivo de 2.885 PMs. Todos irão receber diárias operacionais. Na capital e nos municípios da Região Metropolitana serão 956 PMS, cumprindo escala de 30 horas. O trabalho começa no sábado (6), às 15h e concluindo o trabalho ao término da apuração. O comando nessa área será do Tenente Coronel Santos Lima.
Na abertura da reunião, o presidente do TRE-RN comunicou a secretária Sheila Freitas que sessenta oficias, lotados no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, irão atuar na segurança dos magistrados no dia 7 de outro. Uma reunião entre o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Expedito Ferreira com o presidente e corregedor do TRE-RN definiu a participação deles no pleito.