TRE indefere candidatura de Jurandir Marinho ao Senado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu a candidatura ao Senado do ex-prefeito de Canguaretama Jurandir Marinho (PRTB).

Ele foi enquadrado pela Lei da Ficha Limpa por ser condenado por irregularidades cometidas quando prefeito ao celebrar convênio coma Funasa para construir 400 unidades sanitárias em Canguaretama. Ele entrou na lista dos fichas sujas do Tribunal de Contas da União (TCU). “Foram feitas todas, mas estava acontecendo a duplicação da BR 101 e foram feitos 70 banheiros as margens da BR em uma favela na beira da pista que foram derrubados pelo DNIT. Aí ficaram faltando 70 banheiros e o TCU mandou fazer a diligência pelos técnicos da Funasa que demoraram a fazer”, frisou.

“Eu procurei a Funasa pra fazer a fiscalização e ela foi fazer e queria confirmar in loco os beneficiários, a Funasa confirmou, pegou uma declaração de cada beneficiário, e me deu o ok. Neste interstício o TCU com a demora da Funasa pzara entregar o relatório que foram derrubados, e feito de urgência 70 casas para passar a duplicação da 101, entende, é questão ganha”, explicou.

Jurandir disse ainda que vai recorrer da decisão. “O cidadão só não pode ser candidato se tiver sentença julgadas em 2 estância por um colegiado de desembargadores e eu não tenho nem em primeira intância, entende?”, acrescentou.

Ex-governador do Paraná Beto Richa deixa prisão

O ex-governador do Paraná, Beto Richa, deixou a prisão no início da madrugada de hoje (15). Ele foi preso na manhã de terça-feira (13) no âmbito da Operação Rádio Patrulha, que investiga o suposto direcionamento de licitação para beneficiar empresários e o pagamento de propina a agentes públicos no Paraná.

Na noite de ontem (14), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, decidiu soltar a família e mais 14 acusados que foram presos.

Na saída da carceragam, Richa disse à imprensa que está “de cabeça erguida” e que continua respondendo todas as acusações “sem a menor dificuldade”.

Solenidade marca Lançamento da Pedra Fundamental da Unidade do SEST SENAT de João Câmara/RN

Na tarde dessa sexta-feira (14), foi lançada a Pedra Fundamental da Unidade do SEST SENAT de João Câmara/RN, em solenidade conduzida pelo Mestre de Cerimonial José Aldo Monteiro. Com um investimento de aproximadamente RS 12 milhões, a 3ª Unidade do SEST SENAT no Estado do Rio Grande do Norte, essa obra ficará pronta em 8 meses e vai gerar 35 empregos diretos.

O evento contou com as presenças: Prefeito Manoel Bernardo, vice-prefeita Aninha de Berré, ex-prefeito Maurício Caetano, vereadores Daniel Enfermeiro (presidente da câmara municipal), Renda e Fernando Guilherme, secretários, presidente do Conselho Regional Nordeste II do SEST SENAT, Eudo Laranjeiras Costa e de outras autoridades locais.

A instituição vai oferecer formação e capacitação profissional, atendimentos na área de saúde, além de lazer e cultura para trabalhadores e seus familiares e comunidade em geral.

Comunicado do DETRAN

COMUNICADO

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) informa aos usuários dos serviços prestados pela instituição que a greve iniciada na quarta-feira (12), pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai), foi finalizada na manhã desta sexta-feira (14), após acordo firmado entre a Direção do Detran e o Sinai.

Ressaltamos que a gestão do Detran atuou de maneira conciliadora buscando o restabelecimento de todos os serviços oferecidos pelo Órgão, que passa agora a atender a demanda com todo o seu efetivo de pessoal.

Por fim, reafirmamos o nosso compromisso com o bem-estar dos nossos servidores e com o atendimento de excelência direcionado à população potiguar.

Secretária de Segurança diz que reconheceu voz de chefe do Sindicato do RN em áudio pedindo voto para candidata ao governo Fátima Bezerra (PT)

Dra. Sheila Freitas, delegada e Secretária de Segurança do Estado disse em entrevista à Rádio 95 FM que reconhece a voz do áudio, que circula nas redes sociais com pedido de votos para alguns candidatos nessas eleição. Freitas afirmou que a voz é de Marcelo Henrique, vulgo Colorau, líder da facção criminosa Sindicato do RN.

O áudio começou a circular no Whatsapp esta semana, ganhando força ao ser mencionado pelo governador Robinson Faria (PSD), candidato à reeleição, durante entrevista ao vivo na InterTV Cabugi, o que motivou pedido e direito de resposta da candidata Fátima Bezerra (PT).

Segundo disse Freitas, a voz do áudio é reconhecível e característica do homem que está preso em Pernambuco. “De minha parte, reconheço a voz dele naquele áudio. Se é verdadeiro, ou não, tem que ser investigado. Não é uma voz comum, tem um trejeito. Pra mim, a voz que está no áudio é de Colorau. Quem já teve contato com ele, delegado, policiais, agentes penitenciários e ouve, reconhece a voz”, disse a delegada, que contou já ter prendido o homem quando foi titular da 11ª Delegacia de Polícia, no Conjunto Satélite.

Por ter essa concepção, Sheila disse que tomou a iniciativa de encaminhar o áudio ao Ministério Público e ao Ministério Público Eleitoral para que haja uma investigação e sugeriu uma forma simples de conferir a identidade da pessoa que fala no áudio. “É muito fácil, grave a voz dele e faça uma perícia comparando os dois. A comprovação daquele áudio é fácil de ser feita”, propôs.

O governador Robinson Faria já tinha feito declarações a respeito desse áudio, alegando que a sua adversária petista nestas eleições é a candidata das facções criminosas. No áudio, a pessoa diz que o governo atual “oprime e estraga o estado” e que é “fajuto, corrupto e opressor” e menciona os nomes dos candidatos Isabel (sem mencionar sobrenome), Vivaldo Costa e Fátima (sem mencionar sobrenome) como sugestão.

A Coligação “Do Lado Certo”, da candidata Fátima Bezerra informou que ainda hoje está protocolando na justiça uma queixa-crime contra governador Robinson Faria por ter associado o nome da candidata à facção criminosa. Ontem, Fátima publicou uma nota dizendo que o governador estava espalhando “Fake News” e sobre as declarações da secretária Sheila Freitas, sua assessoria de imprensa reforçou que não ficará respondendo a cada declaração sobre o assunto, visto que a preocupação está voltada para a campanha com propostas para fazer o estado melhorar.

Do FM