7 de Setembro: Conheça a história desta data tão importante

A data remete ao ano de 1822 e o dia escolhido foi simbólico, de quando decidiu-se oficialmente que o país estava independente. A história, entretanto, começa em 1808, quando Napoleão Bonaparte dominava toda Europa, com exceção da Inglaterra. Quando aconteceram as invasões napoleônicas Dom João VI fez um acordo com a Inglaterra para ser protegido e foi escoltado até o litoral brasileiro em 1808. Em contrapartida, foi feita a abertura dos portos.

Entre 1808 e 1815 o Brasil, principalmente o Rio de Janeiro, sofreu um crescimento muito acelerado e as riquezas começaram a se voltar para a corte portuguesa que estava no Brasil.

Naquela época, todos os países da América Latina estavam se tornando independentes e o Brasil estava passando por um período de conscientização de seu povo quanto a isso, principalmente baseada na queda da Bastilha e antes disso, a independência do EUA. Em 1815 Napoleão Bonaparte cai e é assinado o Tratado de Viena, reorganizando o mapa da Europa. 

A elite portuguesa então decidiu se reestruturar em Portugal e em 1815 criou uma assembleia nacional. Em 1820 eles exigiram que Dom João Vi voltasse e homologasse as mudanças que eles queriam implementar. Em 1821 Dom João Percebeu que ele simplesmente iria perder o poder se não retornasse e então ele decidiu voltar para Portugal, deixando no Brasil Dom Pedro I como príncipe regente.

Mesmo após o retorno de Dom João VI, a elite portuguesa exigia o retorno de Dom Pedro I que recusou. A partir daí começaram as revoltas, inclusive no Brasil, entre portugueses e brasileiros e foi nesse momento que Dom Pedro I decide organizar o seu exército. 

Dom Pedro I que ficou no Brasil deu alguns estímulos para os brasileiros e a elite brasileira, que não queria perder esses benefícios, fez um abaixo-assinado para que o príncipe permanecesse. Dom Pedro se sentiu fortalecido e por conta da sua decisão de ficar, 9 de janeiro ficou conhecido como o Dia do Fico. A corte portuguesa não se convenceu e manteve a pressão pelo retorno do príncipe, até que dia 7 de setembro de 1822 ele proclamou a independência do Brasil.

O Exército apoiou a independência do país porque antes disso Dom Pedro I já havia mandado os oficiais portugueses de volta para Portugal. Quem estava no Brasil eram apenas oficiais brasileiros.

Houve algumas revoltas e a independência foi reconhecida pelas outras nações de maneira gradual.

Deixe um comentário