Em Santa Cruz/RN, UFRN desenvolve pesquisa com pacientes portadores do vírus HIV

Pacientes com HIV/AIDS tem, em no cotidiano, dois desafios: o primeiro, e mais grave, lidar com a doença, que pode levar a morte, se não tiver os devidos cuidados, e o segundo, lidar com o preconceito POR PARTE DA sociedade. Pensando nisso, o campus de Santa Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Mestrado em Saúde Coletiva, tem uma linha de pesquisa que busca saber o perfil das pessoas com o vírus e entender melhor o cotidiano desses pacientes. 

O vírus HIV e a AIDS traz grandes prejuízos a saúde humana, mas com o tratamento adequado, já se sabe que o paciente pode conviver com a doença e ter uma vida mais saudável e outros problemas minimizados. Um dos grandes desafios para o paciente que adquire o vírus HIV é lidar com a sociedade que, muitas vezes, exclui o indivíduo da vida cotidiana e muitos mantem o anonimato para que não sofram tanto preconceito social. 

O trabalho de pesquisa feito na UFRN Santa Cruz visa entender a situação dos pacientes no Rio Grande do Norte e também buscar alternativas para ações que devem ser desenvolvidas para os pacientes melhorarem sua qualidade de vida. Com o trabalho, a UFRN Santa Cruz espera ter embasamento teórico para que pesquisadores continuem desenvolvendo estudos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes com o vírus HIV, dando ainda mais dignidade e qualidade de vida.

Deixe um comentário